Notícias

Loading
06-12-2024

Propostas selecionadas para votação orçamento participativo 2025

Após decorrido o período de receção de propostas, por parte dos munícipes, as mesmas foram alvo de análise técnica por parte dos serviços da Câmara Municipal, para verificação da sua exequibilidade e da sua adequabilidade ao valor orçamental estipulado de €70.000,00. Em resultado da análise técnica foram selecionadas, para votação, por parte dos munícipes, 6 propostas, as quais foram aprovadas em reunião de câmara de 3 de dezembro.   PROPOSTAS:  I - Construção de mais casas para gatos de rua > Para proteger os animais errantes de forma higiénica e segura, evitar os atropelamentos e proteger da chuva   II - Construção de uma pista “pumptrack” > Pista em alcatrão de cerca de 400mts com lombas    III - Criação de oficina comunitária solidária > Remodelação de espaço, com bancadas de trabalho e ferramentas para recuperar e reutilizar mobiliário usado ou em mau estado de conservação e eletrodomésticos ou outros bens, de modo a proporcionar oficina à comunidade   IV - Criação de reservatório de combate a incêndios > Pontos de água de emergência para a serra para fornecimento ao combate de incêndios por meios aéreos e terrestres, nomeadamente, depósitos pré-fabricados com a capacidade mínima de 20 mil litros de água.   V - Instalação de access points para todas as salas de todas as escolas do Agrupamento De Escolas José Belchior Viegas >Instalação de access points em todas as salas de aula de todas as escolas do AEJBV, medida que terá um impacto significativo na qualidade da educação.   VI - Sombreamento e arborização de parques infantis > Instalação de estruturas do tipo de Velas de Sombra nos parques infantis e plantação de árvores autóctones   

06-12-2024

Votação das Propostas do OP2025

Após decorrido o período de receção de propostas, por parte dos munícipes, as mesmas foram alvo de análise técnica por parte dos serviços da Câmara Municipal, para verificação da sua exequibilidade e da sua adequabilidade ao valor orçamental estipulado de €70.000,00. A votação dos projetos finalistas será realizada com recurso a uma plataforma informática concebida para o efeito. Serão disponibilizados vários terminais de votação eletrónica em vários locais do concelho, de forma a facilitar o acesso à mesma por parte de todas as pessoas interessadas. Os terminais encontrar-se-ão no Gabinete do Munícipe, na Galeria Municipal, Piscinas Municipais Cobertas, e na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel durante o período de 9 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025.Para exercer o seu direito de voto o participante deverá fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão e NIF (número de contribuinte), que deverá usar para ser registar junto da mesa de voto, e de seguida efetuar a votação no terminal disponibilizado no local para o efeito. Os votos são pessoais e intransmissíveis. Cada participante terá direito a 1 voto, no qual pode escolher até 2 projetos. O projeto vencedor será aquele que obtiver maior número de votos. Caso o projeto vencedor não totalize o valor total da dotação em orçamento, poderão ser selecionados os seguintes projetos por ordem decrescente de votação até ao preenchimento da dotação orçamental definida anualmente para o efeito. Havendo dotação remanescente, para além do projeto vencedor (mais votado) que não seja suficiente para contemplar o projeto subsequentemente mais votado, a Câmara Municipal poderá optar por uma das seguintes situações: Reafectar a verba remanescente a outras atividades da autarquia; Reforçar a dotação do OP SBA até completar o valor em falta para viabilizar o seguinte projeto mais votado. Em caso de empate na votação do projeto vencedor mais votado, o critério de desempate será a data/hora de entrada do último voto em cada um dos projetos, apurando-se o projeto que primeiramente tiver obtido a votação final. Todos os projetos vencedores serão integrados no plano de atividades e orçamento do Município. Em cada edição do OP SBA, os resultados obtidos na votação são detalhados numa ata, que será tornada pública pela Câmara Municipal. O Projeto mais votado será executado!    

Mensagem do presidente

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel foi uma das autarquias pioneiras no país a iniciar, há mais de 1 década, em 2006, um processo de Orçamento Participativo, levando junto da população uma tarefa até então apenas exclusivamente desenvolvida por autarcas e técnicos.   Entendemos na altura, tal como agora, que decidimos melhor quando ouvimos mais! E por isso é nossa prioridade dar continuidade a este processo e continuar a fazer da elaboração anual do Orçamento da Câmara Municipal, uma oportunidade de ativar a nossa democracia e aproximar os nossos munícipes da vida da sua autarquia!   Todos somos precisos para construirmos Juntos o futuro da nossa Terra!   Conto consigo para participar na gestão da nossa autarquia. A sua opinião é muito importante!